preloader
  • Cenote Ik Kil - México
  • Cenote Ik Kil - México
  • Saída do acesso ao Cenote Ik Kil - México
  • Cenote Ik Kil - México
  • Cenote Ik Kil - México
  • Cenote Ik Kil - México
  • Salto no Cenote Ik Kil - México
  • Raízes descendo pelo Cenote Ik Kil - México
  • Ponto do salva-vidas, Cenote Ik Kil - México

Cenote Ik Kil – México

Entrada:
Horários:
Beleza: 10

O Cenote Ik Kil fica a 10 minutos (de carro) da entrada de Chichen Itzá e muitas vezes é visitado no mesmo tour. Se você estiver sozinho ou com apenas mais um acompanhante, sugiro adquirir um tour mesmo e não se preocupar com aluguel de carro e pedágios. Todavia, se o seu grupo for um pouquinho maior vale a pena fazer o que nós fizemos: chegar na noite anterior a cidade de Piste e acordar cedinho para entrar em Chichen Itzá no primeiro horário disponível.

Visitando Chichen Itzá cedo, você poderá chegar ainda pela manhã no Cenote Ik Kil e pegar o lugar mais vazio. Quanto mais tarde vai ficando, o lugar vai ficando mais cheio e as lindas fotos começam a ser atrapalhadas pela quantidade de pessoas que disputam um espaço na água gelada (e bota gelada nisso).

Se você for dirigir de Chichen Itzá para o Cenote Ik Kil, não estranhe a falta de sinalização e o grande trânsito de motocas. Estes motoqueiros estão ali exclusivamente para guiar aqueles que fazem o trajeto entre Chichen e o cenote e garantirem a sua comissão.

Dentre os cenotes que visitamos o Ik Kil é o que tem a melhor estrutura com chuveiros, banheiros e banquinhas para comprar lanches e paletas. Tudo isso fica na parte superior do cenote. Para chegar até as águas percorremos uma escadaria de pedra bem molhada (sapatos bem aderentes são realmente necessários) com pequenas áreas abertas para fotos. Em baixo a área para as pessoas ficarem é muito pequena e qualquer mala ou bolsa que for levada vai acabar sendo molhada. Aqui, só desça com o que for realmente necessário.

O lugar é lindo. Parece cenário de filme do Indiana Jones. As raízes que descem da abertura superior deixam o lugar muito bonito, bem rústico, natural. O problema é que as pessoas não sabem lidar com estes “cipós” e querem ficar se pendurando o tempo todo. Por causa disso dois salva-vidas ficam o tempo todo com apitos na boca chamando a atenção dos turistas. A gente brinca, mas o problema é que entrar nessa água é muito diferente de entrar no mar. Sem o sal da água as pessoas tem mais dificuldade para boiar, e, com o esforço que fazem para se manter sem afundar procuram algo para se apoiar. Se você não sabe nadar, um flutuador ou colete ajuda muito.

O cenote Ik Kil tem 35m de profundidade. E, apesar da água cristalina é impossível ver o fundo. O que dá para ver são pequenos peixinhos que gostam de ficar “beliscando” os que nadam. A água é muito fria e esta região do México é muito quente. Ao entrar na água pela primeira vez, faça isso com calma. Acostume seu corpo para não sofrer com choque térmico.

Antes de descer para aproveitar as águas um senhorzinho vai orientar que você tome uma ducha para que as águas não sejam poluídas com protetores solares e afins. Recomendo usar protetores solares biodegradáveis para diminuir o impacto ambiental.

Cenote Ik Kil - México

Cenote Ik Kil – próximo a Chichen Itza, Riviera Maya – México

Cenote Ik Kil - México

Cenote Ik Kil – próximo a Chichen Itza, Riviera Maya – México

Cenote Ik Kil - México

Cenote Ik Kil – próximo a Chichen Itza, Riviera Maya – México

Saída do acesso ao Cenote Ik Kil - México

Saída do acesso ao Cenote Ik Kil – próximo a Chichen Itza, Riviera Maya – México

Cenote Ik Kil - México

Cenote Ik Kil – próximo a Chichen Itza, Riviera Maya – México

Cenote Ik Kil - México

Cenote Ik Kil – próximo a Chichen Itza, Riviera Maya – México

Salto no Cenote Ik Kil - México

Salto no Cenote Ik Kil – próximo a Chichen Itza, Riviera Maya – México

Raízes descendo pelo Cenote Ik Kil - México

Raízes descendo pelo Cenote Ik Kil – próximo a Chichen Itza, Riviera Maya – México

Ponto do salva-vidas, Cenote Ik Kil - México

Ponto do Salva-vidas, Cenote Ik Kil – próximo a Chichen Itza, Riviera Maya – México

Florence

Sobre Florence

Adoro viajar. Sério!

Um comentário para “Cenote Ik Kil – México

  1. livia disse:

    olá! quanto é a entrada? dá pra ir de onibus de Chichen itza ate la?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>