preloader

México e suas comidas típicas

Burritos, enchiladas, quesadillas, nachos, tacos, fajitas, totopos… no México será muito fácil experimentar comidas tradicionais a preços acessíveis. Em restaurantes típicos logo ao sentar na mesa você já receberá uma porção de totopos (tipo o doritos, mas que nada mais é do que tortilla frita) acompanhada de vários molhos, sendo alguns picantes (normalmente o garçom explica) e o famoso pico de gallo, que é uma mistura de tomate, cebola e temperos picadinhos. Alguns picos de gallo levam pimenta, mas todos levam folhas de coentro (lá chamado cilantro).

A comida tradicional mexicana é diferente do que encontramos em restaurantes mexicanos no Brasil. Não querendo ofender ninguém… a nossa é melhor. Muitos preparos mexicanos deixam a comida muito seca. Os molhinhos que acompanham as entradas ajudam a tornar tudo mais húmido e melhor. Não deixe o pessoal tirar da mesa quando os pratos principais chegarem. Para obter o máximo de sabor e economizar, opte por fajitas, nachos e burritos como prato principal. Normalmente a porção é grande o suficiente para dividir entre 2 pessoas que não comem demais. Se faltar, você pede mais.

No quesito sobremesa tivemos uma grande frustração. Naquele calor de rachar, achar um sorvete era como procurar uma agulha no palheiro. Sabe estas paleterias que estão se proliferando por aqui? Lá, no coração do turismo mexicano, nós encontramos uma única vez uma paleta em um ponto turístico e foi só isso. Outra vez em uma banquinha minúscula encontramos uma marca que vendia sorvete de massa na casca da fruta.

Por outro lado, nas praias de Cancún é muito comum encontrar ambulantes vendendo frutas cortadas dentro de copinhos. Os arranjos ficam bonitos e dá até vontade de comer. Mas ao passear pela praia encontramos o caminhão no qual as pessoas ficavam cortando as frutas e arrumando os copinhos. Eu preciso enfatizar que eu não sou nenhum pouco fresca… mas do jeito que eles faziam a preparação eu não recomendo esta opção por mais refrescante que seja para ninguém.

Esta foi a nossa introdução base sobre culinária mexicana. No próximo post vamos listar os locais que mais gostamos de comer durante a viagem, sendo restaurantes mexicanos tradicionais ou não.

Mexico376 Mexico375 Mexico366 Mexico365 Mexico193 Mexico098 Mexico097 Mexico012 Mexico011

Florence

Sobre Florence

Adoro viajar. Sério!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>